Ano novo, casa nova. Pelo menos para três espécies de aves do zoológico de Brasília. Os privilegiados com a nova moradia são dois casais de Maracanã Verdadeira, um casal de Papagaio Anacã e um casal de Ararinha-de-testa-vermelha.
O local tem mais espaço e é dividido em três partes. E mais, é localizado ao lado do lago artificial, perto do Teatro de Arena. O novo ninho de amor das aves será mais uma atração para os visitantes.
E o luxo da nova casa na para por aí: agora, as aves terão um bebedouro com água corrente e não será preciso a troca diária da água. Outra novidade é uma área de contenção, onde os tratadores poderão fazer o manejo dos bichos sem invadir a área de convívio.
A antiga casa das aves, apesar de grande, abrigava muitas espécies juntas. Isso dificultava a percepção da beleza das espécies de forma mais individual. O objetivo do Zoológico é modernizar todos os recintos no futuro.
Para conhecer de perto o lugar e todos os demais moradores do Zôo, basta ir ao Zoológico de Brasília, na Avenida das Nações. O ingresso custa R$2. Crianças até 10 anos e adultos acima de 60 não pagam a entrada. Aberto à visitas de terça a domingo, das 9h às 17h.
Conheça mais sobre os simpáticos moradores da nova casa
Ararinha-de-testa-vermelha:
Nome Científico: Ara rubrogenys.
Peso: 380 a 450g. Tamanho: 60 cm.
Vivem em média 60 a 80 anos.
Plumagem geral verde, testa vermelha, assim como parte da asa. Cauda verde com penas azuladas. Área facial cor-de-rosa claro com linhas feitas de pequenas penas marrom-escuras. Bico cinza escuro, íris laranja e patas cinza escuro. Aves dóceis se acostumadas desde cedo com o contato com humanos.
Espécie considerada ameaçada de extinção.
Maracanã Verdadeira:
Nome Científico: ropyrrhura maracanã.
Peso: 250 a 300g. Tamanho: 43 cm.
Podem viver de 30 a 40 anos.
Verdes sendo o dorso verde-oliva. Testa vermelha e cabeça, nuca e bochechas azul-esverdeadas. Faixa vermelha no abdômen inferior. Cauda marrom-avermelhada na face superior e amarelada na inferior. Pele da face amarelo-pálido. Bico preto. Íris laranja e patas amarelas.
Sofrem com o tráfico ilegal de animais silvestres.
Papagaio Anacã:
Nome Científico: Deroptyus accipitrinus.
Peso: 200 a 300g. Tamanho: 35 cm.
Podem atingir até 60 anos. São caracterizados por apresentarem um carijó branco-escuro próximo ao bico. Uma parte da cabeça também tem a mesma coloração. Depois, apresentam penas vermelhas com bordas azuis. Quando ficam irritados, levantam essas penas localizadas atrás da nuca, formando uma espécie de cocar indígena nas cores vermelho e azul. A parte do peito também possui a mesma coloração do penacho, enquanto o resto do corpo e o rabo são verdes.
Sofrem com a destruição de habitat e a captura ilegal destinada ao tráfico de animais.
Serviço
Zoológico de Brasília
Avenida das Nações, via l4 sul, Brasília/ DF
Ingressos: R$2
*Crianças até 10 anos e adultos acima de 60 anos não pagam a entrada
Horário de Visitas: De terça a Domingo, de 9h às 17h
Informações: 3345.2937