A partir deste final de semana, a visitação pública ao Palácio do Planalto será suspensa e retomada apenas após a conclusão da restauração do prédio, prevista para terminar em abril de 2010. Devido à mudança dos órgãos da Presidência para o Centro Cultural Banco do Brasil ; CCBB e outros prédios públicos de Brasília, o Palácio já será interditado desde já.
De acordo com dados da Corep, cerca de 450 pessoas visitam o palácio aos domingos. Por agendamento, de segunda a sexta-feira, a média é de 80 pessoas. Além dessas, cerca de 150 crianças conhecem o Palácio por iniciativa das escolas. Em 2008, 21,3 mil pessoas fizeram as visitas aos domingos, 4,35 mil durante a semana por meio de agendamento e 7,5 mil alunos com as escolas.
As obras devem começar nas próximas semanas. Nesse período, as visitas escolares poderão ser feitas mediante agendamento e com um roteiro adaptado apenas aos dias úteis. Escolas públicas e particulares que tiverem interesse, devem procurar a Coordenação de Relações Públicas da Casa Civil da Presidência da República (Corep) por meio do fax (61) 3226-0321 ou pelo e-mail corep@planalto.gov.br.