Apesar da semana ter registrado o primeiro e o segundo dias mais quentes do ano, quinta (5/3) e sexta-feira (6/3), respectivamente, com 31º C, a previsão para o fim de semana é de pancadas de chuva em áreas isoladas com trovoadas. No final da noite desta sexta-feira já choveu em algumas áreas do Plano Piloto.
Por volta das 23h30 desta sexta-feira, os radares do Instituto de Meteorologia (Inmet) registravam chuva ou nebulosidade de chuva em praticamente todo o Distrito Federal, com exceção do extremo leste da cidade, onde já havia chovido durante a tarde. No centro da capital, a chuva caiu com mais intensidade desde as 23h.
Apesar do clima mais ameno, os cuidados com a pele devem ser redobrados nos próximos dias. O índice de radiação solar alcançou nível extremo na capital nesta semana. De acordo com dados do Ministério de Ciência e Tecnologia, numa escala de zero a 14, Brasília registrou o nível 13, o que aumenta suscetibilidade aos efeitos de raios ultravioletas.
Para os próximos cinco dias, a previsão da emissão de raios ultravioletas (UVA e UVB) é a mesma. Apesar da possibilidade de chuvas. Portanto, os cuidados com a exposição ao sol, principalmente no meio-dia devem ser redobrados. Quem se expõe ao sol forte, corre o risco de adquiri câncer de pele, ter envelhecimento precoce e sofrer com alguns tipos de alergia. Para se proteger, é indicado o uso do protetor solar, chapéu ou boné.
Previsão para o final de semana
De acordo com o Inmet, a temperatura mínima registrada nesta sexta-feira foi de 19.3ºC e a máxima chegou a 31ºC, nas horas mais quentes do dia. A umidade ficou entre 60% e 30%.
As previsões para sábado e domingo são de céu claro, com período de nublado e possibilidade de pancadas de chuva em áreas isoladas com trovoadas. A temperatura mínima deve ficar em torno de 18ªC e a máxima não deve passar de 29ºC. A umidade relativa do ar deve variar entre 85% e 45%.