Uma boa notÃcia para os atletas que frequentam o Parque da Cidade. As 26 quadras poliesportivas, em reforma desde outubro do ano passado, devem ficar prontas no fim deste mês. Essa é a promessa do administrador do Parque, Rivaldo Carvalho. ;Já recebemos 11 quadras e a previsão é de concluir as demais até o fim do mês. As cinco quadras de tênis devem ficar prontas em abril;, garante.
A falta de cuidado por parte dos próprios frequentadores das quadras é uma das causas do péssimo estado em que se encontravam. Mas de acordo com Carvalho, ;o maior problema é que elas estão há muito tempo sem manutenção. São quadras que foram construÃdas há muitos anos e que precisam de atenção constante, já que a procura por elas é muito grande;, conta.
Essas quadras, que ficam próximas aos estacionamentos seis e sete, são bastante frequentadas durante o fim de semana. É lá que todos os tipos de público se encontram para praticar esportes, principalmente o vôlei, futebol, basquete e handeball. Mas isso só pode ocorrer durante o dia, já que desde o ano passado os postes de iluminação e refletores do local estão sem funcionar, depois que fios de cobre foram roubados.
O administrador do Parque diz que está em negociação com uma concessionária de energia para cuidar da iluminação das quadras, problema que pode ser revolvido até o próximo mês. ;Será bastante positivo para os usuários, que poderão sair do trabalho e vir praticar esporte aqui após o expediente;, diz.
Revitalização
O Governo liberou cerca de R$ 2 milhões para a revitalização do Parque da Cidade. Além do dinheiro investido nas quadras de esporte, outras áreas estão sendo contempladas. A Praça do Cerrado, localizada ao lado da sede da Administração, está quase finalizada. Além de calçadas largas, para facilitar o acesso de portadores de deficiência, algumas placas serão colocadas no local. Nelas haverá a identificação das plantas do cerrado que existem na área do Parque, tanto na forma convencional como também em braile.
Para as crianças, cinco playgrounds foram construÃdos. No entanto, um dos parques de diversão mais conhecidos, o Ana LÃdia, continua interditado. Brinquedos antigos, com a pintura desgastada e ferrugem visÃvel ofereciam riscos aos pequenos frequentadores. Reformado pela última vez há quatro anos, ele continuará fechado até que seja feita uma nova reforma. Segundo Carvalho o anúncio do projeto de renovação, que terá brinquedos mais modernos e educativos, deve ser apresentado nos próximos dias.
Mesmo com tantas obras e projetos, algumas áreas de lazer continuam abandonadas. É o caso da Piscina com ondas, que fechou os portões há cerca de doze anos. A expectativa agora é que nos próximos meses seja realizada uma parceria com uma empresa privada, que ficará responsável pela manutenção da piscina. Por enquanto algumas empresas estão analisando o local para apresentar um projeto viável à Administração do Parque. Após esse processo, será feita uma licitação para dar inÃcio à s obras, que devem ser concluÃdas até 2010.
Assista à reportagem veiculada no Correio NotÃcias: