Muitas pessoas no carnaval preferem se afastar da agitação do samba para curtirem outro tipo de festa: a celebração da fé. Outros optam por mais recolhimento e buscam retiros espirituais. Fiéis de religiões cristãs aproveitam o longo feriado para rezar, orar e louvar a Deus. As igrejas Batista, Assembléia de Deus e Católica investem em uma programação religiosa com diversão. Um dos objetivos é despertar o interesse de quem, em geral, mais gosta da folia: os jovens.
Na entrada da Escola Parque da 210 Sul, muitos balões coloridos. Adolescentes jogavam bola, tocavam violão debaixo da árvore, cantavam e conversavam em grupinhos num gramado cheio de barracas. Parece mais uma colônia de férias, mas estão ali para um retiro espiritual. ;Nesta época, nossos jovens ficam sem alternativa, já que nossa filosofia de vida é diferente. Assim, a ideia é trazê-los para o acampamento;, comenta o pastor João Chinelato Filho, da Igreja Batista Atos de Vida, que organiza o Acampamento de Amor e União há seis anos.
Apesar da diversão, a disciplina é obrigatória. Os jovens estão ali antes de mais nada para ouvir as pregações. ;Temos horário para tudo, especialmente para a palavra de Deus;, reforça o pastor. Durante os cultos, eles se apresentam: fazem coreografia e cantam. Também há gincanas, premiação em modalidades diversas. ;É muito legal, a gente fica conversando até de madrugada e se diverte muito;, garante André Braz, que é músico e toca durante algumas programações do evento.
E para quem acha que todo mundo foge de Brasília nos dias da festa, a secretária Simone Pacheco, 22 anos, e o estudante Rodrigo Machado, 19 anos, estão na cidade para provar o contrário. Ambos são frequentadores da igreja Batista. Ela no Paraná. Ele em Tocantins. Simone veio passar o feriado no retiro na capital por causa do namorado. Ela conheceu o músico André no ano passado e agora aproveita a oportunidade para unir a crença e o amor. ;É a segunda vez que venho para o retiro aqui. Aproveito o momento para me analisar e crescer. Além de matar as saudades do namorado, é claro.;
O amigo Rodrigo estava em Trindade (GO) participando de um seminário de missões. Foi convidado a fazer o mesmo trabalho na capital. Aceitou e está adorando. ;Em 2006 fui a um carnaval de rua na minha cidade. Teve muita violência, muita bagunça. Não gosto. Prefiro passar em retiro e aproveitar de outra maneira;, diz o jovem, que como os demais, cerca de 150 pessoas, irá passar os quatro dias acampado na escola.
Também pensando em desenvolver a espiritualidade dos jovens, a Catedral das Assembleias de Deus do Brasil promove do 23° Congresso da Mocidade. Os 1.500 jovens, a partir dos 12 anos, se alojam nas salas da igreja e da Faculdade Evangélica que fica ao lado. ;O bom é isso. Conhecer gente nova, pessoas com quem não teríamos contato se não fosse essa oportunidade. É uma forma diferente de curtir o Carnaval;, afirma a bacharel em direito, Priscilla Barbosa, 24 anos.
Ela mesmo participa dessa animada reunião há 8 anos. Já deixou a adolescência para trás, mas ainda tem gosto em praticar a fé com os amigos. Quando mais nova, aproveitava para paquerar. Tudo discreto. Namorar mesmo, só depois de encerradas as atividades. ;Estamos aqui para ouvir a palavra;.
Hoje ajuda na organização, leva o namorado, a irmã, pai, mãe e até amigas que não fazem parte da igreja. ;Convidei uma amiga para ver como era um Carnaval diferente. Outras já vieram, gostaram e acabaram ficando na igreja;, conta.
Com ajuda de fiéis mais antigos, como o amigo Ezequiel Núbio Pereira, 23 anos, ela aproveita para orientar os mais novos. A regra é orar primeiramente e se divertir no momento certo. Fazer amigos é ótimo, pode até dar umas olhadinhas para o lado, mas nada de exageros. ;Sabe como é adolescente, né?;, diz Ezequiel, que fica de olho.
Dias de amizade e oração também estão previstos na Sara Nossa Terra. A festa começou no sábado e reuniu 5 mil pessoas, maioria jovens, na sede da igreja no Sudoeste. No domingo, eles foram para uma fazenda e até terça ainda estão previstos muitos ensinamentos religiosos, palestras sobre liderença, projeto de vida, trabalhos de evangelismo, intercalados com shows de bandas e muita diversão. A despedida do carnaval é em grande estilo, com direito a uma superfesta à fantasia. ;Queremos que nossos jovens estejam aqui durante esses dias, vivendo a realidade que Deus tem para eles, longe do que o mundo aí fora oferece;, defende o pastor de jovens, Thiago Reis, 23 anos.
Em família
O maior evento católico durante o carnaval reúne famílias inteiras no Ginásio Nilson Nelson todos os anos. Em sua vigésima terceira edição, o Rebanhão não é organizado para atrair apenas os jovens, mas unir parentes no momento que consideram como ;uma conversão, em que se deixa de lado as coisas do mundo pela igreja. As pessoas estão aqui e sentem a presença muito forte do Espírito Santo;, diz Cleonice Barcelos, secretária-geral do Movimento de Renovação Carismático Católico de Brasília, que organiza o Rebanhão.
Ano passado, cerca de 25 mil católicos participaram desse Carnaval espiritualizado. Este ano, espera-se o mesmo número de fiéis. A família dos Carvalho, por exemplo, já perdeu as contas de quantas vezes passou o período de folia rezando. Os irmãos João Pedro, 16, Felipe, 11, e Débora, 10, acompanham os pais desde muito pequenos e não sabem como é ter um carnaval diferente. ;Gosto mais desses encontros com espiritualidade. Mas também nos divertimos. Ao final, sempre tem música, apresentação de bandas, conheço gente nova e aproveito para ficar com meus amigo;, conta João Pedro, que toca violão no grupo de jovens que frequenta em Taguatinga.
A amiga Rafaela Nery, 13 anos, divide a mesma opinião. ;Sem Deus não somos nada. Por isso gosto muito de rezar;, diz. O pai dos garotos escuta tudo feliz. ;Existe coisa melhor que passar o carnaval em família, com seus filhos longe das coisas ruins e na presença de Deus?;, questiona seu Juvenal.
REBANHÃO
O Rebanhão vai até terça-feira. As orações começam às 07h30 e vão até às 12h. Recomeçam às 14h e seguem até a Santa Missa, que começa às 16h30.
Local: Ginásio Nilson Nelson
CONGRESSO DE CARNAVAL DA SARA NOSSA TERRA
Local: QMSW Quadra 4 Lote 7/8 ; Sudoeste
As atividades vão das 10h às 22h, na segunda, e das 10h às 14h, na terça. À noite, tem a festa de encerramento.
As inscrições custam 10 reais.
CONGRESSO DA MOCIDADE NA CATEDRAL DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS DO BRASIL
Local: 910 sul (via W5)
A programação começa às 9h e é encerrada às 22h30.
As inscrições custam 20 reais, com direito a alojamento e refeições.
ACAMPAMENTO DE AMOR E COMUNHÃO DA IGREJA BATISTA ATOS DE VIDA
Local: Escola Parque 210 sul
Na segunda haverá a presença do grupo Tomados pela Glória, de 8h às 12h. As inscrições para acampamento estão encerradas, mas é possível participar das atividades que acontecem até terça-feira.
A diária custa R$ 15 e dá direito às refeições.