Um trio de bandidos praticou pelo menos cinco assaltos na madrugada desta quinta-feira em várias cidades do Distrito Federal. Aparentemente sob o efeito de entorpecentes, os criminosos roubaram três carros durante a ação, inclusive o Pegeout 206 de um tenente da Polícia Militar. Eles foram perseguidos e, após intensa troca de tiros, um dos assaltantes foi morto no Recanto das Emas. Outros dois estão foragidos, entre eles um menor de idade que, segundo as vítimas, era o mais agressivo.
Uma pessoa que foi assaltada no Riacho Fundo disse que o menor atirou contra sua cabeça, mas a arma falhou. "Ele ficou indignado porque pegou minha carteira e eu pedi os documentos", contou o dono de um quiosque. "Ele estava muito noiado (drogado). Mandou eu deitar no chão e ia atirar, mas eu sai correndo", relatou outra vítima após prestar esclarecimentos na 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas), que investiga o caso.
Assaltos
A saga dos bandidos ; todos residentes no Recanto das Emas ; pode ter começado no Gama, às 23h30 de quarta-feira. "Eles assaltaram um bar que estava fechando na entrada da cidade, na DF 480", conta o delegado Ricardo Pedroza Martirena, responsável pelo inquérito. "Já sabiam da rotina do local, porque renderam funcionários que estavam do lado de for a e obrigaram o dono a abrir a porta. Todos foram rendidos e tiveram dinheiro e celulares roubados. Eles levaram ainda produtos do bar, como cigarros", detalha o delegado.
Quando as vítimas foram à delegacia da cidade registrar a ocorrência, ouviram pelo rádio informações de bandidos praticando assaltos com uma Parati verde, também roubada do dono do bar. "Eles haviam chegado lá em um Palio prata, que provavelmente é roubado também", informa o delegado.
Depois do Gama, eles assaltaram postos de gasolina em Taguatinga e Samambaia e um hotel em Águas Claras. "Lá, depois de renderem os funcionários do local, eles abordaram o policial militar que passava pelo local de carro com sua namorada", conta Martirena. O PM não reagiu. Entregou o carro e até ajudou o dono do hotel a levar um cofre para dentro do Pegeout obedecendo ordens dos criminosos ; dois deles armados. "Assim que eles saíram, o tenente acionou a PM, que já os procurava", explica o delegado.
Os criminosos deram de cara com as viaturas perto da entrada do Riacho Fundo por volta de 5h30. Teve início uma perseguição com intensa troca de tiros. Na quadra 105 do Recanto, em frente a um supermercado, o veículo parou repleto de buracos de bala. Dentro, os policias encontraram apenas o corpo de Marcos Mateus Queiroz, 18 anos. "Um deles deve ter fugido ferido, porque deixou até a arma", conta Martirena. "Já identificamos os outros dois, um de 18 anos e um menor, de 17 e vamos buscá-los", garante o delegado.