As empresas que operam o sistema de transporte coletivo no Distrito Federal entregaram, nesta segunda-feira (16/2), 230 ônibus novos. Os veículos estão parados na faixa central do Eixão Sul, e devem entrar em circulação ainda esta semana.
A renovação da frota foi estipulada pelo Governo do Distrito Federal, na última quinta-feira (12/2). O prazo máximo para que o decreto seja posto em prática é de um ano e meio. ;Não vamos aumentar tarifa de passagem. As empresas que não renovarem a frota, até o fim do governo, perderão suas linhas. Principalmente a Viplan, que possui o maior número de ônibus velhos;, declarou o governador José Roberto Arruda na entrega da nova frota.
Dos 230, 170 carros são do Grupo União, que engloba as empresas Planeta, Satélite, Cidade Brasília e Pioneira. Outros 40 veículos integram o Grupo Canhedo, do qual fazem parte a Viplan, Lotaxi e Condor. Os demais 20 ônibus fazem parte do grupo Amaral, formado pela Viva Brasília, Veneza e Rápido Brasília.
Com esses, são 1,4 mil veículos novos no DF em dois anos. Desses, 500 fazem parte do lote que aumentou a frota para 2,4 mil. O restante é resultado do processo de renovação.