Mais de 6 mil estudantes deixaram de comparecer aos locais de aplicação de provas do 1º vestibular 2009 da Universidade de Brasília (UnB). A abstenção no sábado e no domingo ficou em 26,1%. Segundo o coordenador acadêmico do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/UnB), Marcus Vinícius de Araújo Soares, o número está dentro do esperado. Em 2008, esse índice ficou em 25,78%.
O índice de abstenção divulgado é relativo ao total de concorrentes a vagas para cursos no Plano Piloto e em todos os outros campi da UnB no Distrito Federal ; Gama, Ceilândia e Planaltina.
Neste sábado (17/01), primeiro dia de provas do vestibular de início de ano de 2009, a abstenção ficou em 23,9%, índice também considerado dentro da média pelo Cespe.
Os candidatos que fazem a parte III do vestibular esta tarde (essa prova possui 150 itens com foco em biologia, química, física e matemática) terão até 18h para resolver as questões. O gabarito preliminar oficial será divulgado quarta-feira e os interessados poderão apresentar recursos entre quinta e sexta-feira. Os aprovados em primeira chamada serão conhecidos no dia 16 de fevereiro e deverão fazer o registro acadêmico na universidade entre os dias 19 e 20 de fevereiro.
O correiobraziliense.com.br divulgará no início da noite um gabarito não-oficial das provas de hoje, conforme fez no sábado, com questões comentadas por professores do Curso Exatas.
Indígenas e UAB
Além do vestibular tradicional, neste fim de semana a instituição também promove provas específicas para estudantes indígenas e para os cursos semipresenciais da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Índios de 60 etnias, que participaram de um vestibular à parte graças a um convênio da UnB com a Fundação Nacional do Índio (Funai), fizeram prova ontem. Foram 463 inscritos, e a abstenção ficou em 37,9%. Hoje, após as 14h ; em horário diferente daquele do vestibular geral, com portões fechados a partir das 13h ; começaram as provas para a UAB. São 1.450 inscritos concorrendo a 1.450 vagas.
Confira as vagas
Câmpus Plano Piloto: 1.042, distribuídas em 63 cursos. Do total, 210 são reservadas ao sistema de cotas para negros
Câmpus Planaltina: 80, distribuídas em quatro cursos ; sendo 16 para o sistema de cotas
Câmpus Ceilândia: 122, distribuídas em cinco cursos ; sendo 26 para o sistema de cotas
Câmpus Gama: 120 vagas para o curso de engenharia ; sendo 24 para o sistema de cotas
VESTIBULAR PARA INDÍGENAS
Sábado, 17/01, às 14h
Locais de provas: Belém (PA), Brasília, Governador Valadares (MG), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC)
Vagas: 20 vagas distribuídas em cinco cursos
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB)
Domingo, 18/01, às 14h
Locais de provas: Acre, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins
Vagas: 1.450 vagas distribuídas em oito cursos