Pouco antes das 5h desta quarta-feira (7/01), um peixe de 27 kg foi pescado no Lago Paranoá, em área próxima à Unieuro. A carpa prateada, usada no projeto de despoluição há mais de 10 anos, mede 1,20 m. Antes desse, o maior peixe pescado no lago pesava 15kg - foi em 1997.
O pescador, Sebastião do Cais, preencheu a ficha do desembarque pesqueiro, em que devem constar a quantidade e características marcantes dos peixes capturados. Ao notarem o peixe, os funcionários do local contataram o responsável pela fiscalização, o gestor ambiental Israel Laurindo de Souza ; sargento da PM cedido à Polícia Ambiental ;, que foi em busca do peixe.
Laurindo encontrou o pescador no setor Q, em Ceilândia Norte, carregando o peixe em uma moto. ;Ele estava prestes a vender o peixe. Aí comprei, porque não podíamos deixar de guardar uma relíquia dessas;. O preço pago pela carpa foi R$ 150. A intenção do gestor é doar o peixe à Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).
O superintendente da Caesb, Fernando Starling, deseja preservar o peixe em formol. ;Tenho na parede da minha sala aquele que, agora, é o segundo maior. Vamos guardar esse também;.