A partir desta segunda-feira (05/01), pais ou responsáveis pelas quase 60 mil crianças e adolescentes que procuraram vaga na rede pública de ensino por meio do TelematrÃcula 156 devem comparecer na escola em que os meninos foram contemplados. Só o comparecimento vai confirmar a vaga na rede. A reserva feita pelo telefone não é garantia de vaga. É necessário apresentar os documentos na escola até o dia 23 deste mês. O mesmo vale para os alunos que já estavam na rede mas pediram remanejamento.
As pessoas que solicitaram vaga ou remanejamento estão recebendo, por Correio, a indicação da escola na qual a matrÃcula deve ser feita. As informações também estão disponÃveis, desde o dia 31 do mês passado, no site da Secretaria () ou pelo número 156.
De acordo com o governo, a distribuição das vagas se deu automaticamente. No caso das crianças de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, o sistema encaminhou o candidato à escola mais próxima à residência ou trabalho do pai ou responsável onde havia disponibilidade de vaga. No caso dos estudantes de 5ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, os inscritos para novas matrÃculas ou remanejamento puderam optar por duas escolas. Caso não houvesse vagas em nenhuma dessas duas instituições, o sistema encaminhou automaticamente para a escola mais próxima à residência ou trabalho.
Apesar dos dados individuais já estarem disponÃveis, o balanço do TelematrÃcula 156 e do remanejamento de 2009 está em fase final de processamento e os resultados só serão divulgados no decorrer desta semana.
Sobras
A Secretaria destaca, por meio da assessoria de imprensa, que é imprescindÃvel efetuar a confirmação da matrÃcula (veja abaixo os documentos necessários no quadro). O não comparecimento significa a desistência da vaga, ficando o candidato sujeito aos critérios de vagas remanescentes ; ou seja, o interessado somente poderá se matricular em escolas onde houver vagas disponÃveis após 31 de janeiro.
É essa a aposta da dona de casa Maria Celina de Sousa Martins, de 37 anos. Ela ligou para o 156 e deu o nome dos dois sobrinhos e da filha, todos moradores da Estrutural. Os sobrinhos Maicon e Ana Luiza, de 5 e 6 anos respectivamente, conseguiram a vaga. A filha Raila, de 5 anos, não teve a mesma sorte. "Liguei para o 156 na sexta-feira e me informaram que eu tenho que esperar o fim das confirmações. As vagas que sobrarem serão distribuÃdas", conta. Raila está ansiosa. Os três irmãos já estão no sistema de ensino. "Quero ir para a escola que nem meus irmãos", planeja. Nos dias 31 deste mês e 1º de fevereiro, quem não conseguiu vaga deve ligar para o 156 e se informar sobre as escolas que ainda dispõem de lugar.
DOCUMENTOS NECESSÃRIOS
Na hora de confirmar matrÃcula, os pais devem apresentados alguns documentos. Confira:
Educação Infantil
- Duas fotos 3x4 do aluno;
- Documento de identidade;
- Comprovante ou declaração de residência;
- Cartão de vacina.
Ensino Fundamental e Médio
- Duas fotos 3x4 do aluno;
- Documento de identidade;
- Comprovante ou declaração de residência;
- Histórico escolar ou declaração da escola.