As temperaturas quentes nos últimos dias, com os termômetro na casa dos 30º, levou os brasilienses a fazerem fila na entrada do Parque Nacional de Brasília, conhecido como Parque da Água Mineral. Mas uma chuva repentina caiu no final da manhã deste sábado (3/01) e frustrou as expectativas dos banhistas.
A pancada de chuva durou pouco, mas a previsão do Instituno Nacional de Meteorologia (Inmet) é que caia água do céu durante todo o fim de semana, com possibilidade de trovoadas. No domingo poderá ocorrer rajadas de ventos.
Ontem, a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) enviou um alerta de chuva forte às defesas civis do DF e dos Estados de Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Estragos
Os perigos das chuvas de verão já deram os primeiros sinais de no Distrito Federal e Entorno. No primeiro dia de 2009, uma árvore de Garapuvu caiu e destruiu três barracos em uma invasão na Quadra 5 do Varjão. Ninguém se feriu com gravidade.
Na manhã de ontem, o Corpo de Bombeiros encontrou os corpos de uma mulher e uma criança afogados no Rio Água Fria, em Formosa. Violeta José da Rocha, 43 anos, e Luiz Eduardo dos Anjos Juvenal, de 2, eram avó e neto. Eles estavam desaparecidos desde a tarde da última quinta-feira e foram localizados a cerca de 30km do Salto de Itiquira.
Os dois foram surpreendidos, segundo informações dos bombeiros de Formosa, após uma tromba d´água. Esse tipo de acidente ocorre quando uma forte chuva cai na cabeceira do rio, elevando rapidamente o nível da água.