Por comodidade, muitas pessoas preferem comprar passagens aéreas e reservar hotéis por intermédio de agências de viagem. No Distrito Federal, há cerca de 500 empresas estabelecidas que prometem facilitar o planejamento das férias. A Mix Turismo, por exemplo, atuava no mercado há 13 anos e os órgãos de defesa do consumidor não haviam registrado queixas contra ela até maio deste ano. Mas, antes de planejar uma viagem com ajuda de uma agência, é bom tomar cuidados para garantir que as férias não se transformem em pesadelo.
A primeira dica é prestar atenção nos preços cobrados pela agência. Promoções vantajosas demais são sempre um alerta. ;Não existe milagre. O agente de viagem não formula preços, não é dono do hotel nem da companhia aérea. Os valores são tabelados. O agente conquista o cliente pela presteza dos seus serviços, e não por causa de valores;, alerta o presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens (Abav) no DF, João Zisman.
O preço mais baixo foi justamente o que atraiu a triatleta Luciana Menezes, 27 anos. Em outubro deste ano, ela viajou para o Havaí com uma amiga, que também é triatleta. Comprou passagens com a Mix, mas acabou gastando R$ 9 mil a mais que o previsto por causa de bilhetes que não tinham sido pagos. ;Fiz orçamentos do pacote em outras agências e o preço da Mix era muito mais em conta. Em nenhum momento achei que teria algum problema, ela sempre foi muito simpática e prestativa;, conta Luciana (leia depoimento completo abaixo).
Para funcionar legalmente, a agência precisa ser registrada na Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). O registro precisa ser renovado anualmente. ;Mas a fiscalização no ramo, infelizmente, não é das melhores. Muita gente abriu agência e nunca foi visitado;, conta Zisman. A Abav também acompanha as empresas que são abertas, mas o cadastro na associação não é obrigatório. Das 500 agências do DF, 127 são associadas. ;A gente tenta fazer uma triagem, exige certificados dos profissionais que trabalham na agência e registros em entidades internacionais daquelas que emitem passagens para outros países;, diz o presidente da Abav. A Mix Turismo era registrada na entidade até setembro deste ano, mas foi afastada porque estava inadimplente há dois anos.
O diretor do Procon-DF, Ricardo Pires, lembra que o consumidor também deve se certificar se a agência não tem reclamações registradas nos órgãos de defesa do consumidor. Além disso, deve verificar se as passagens compradas e a reserva do hotel foram, de fato, pagas. ;O cliente pode ligar no hotel e na companhia aérea para saber se está tudo confirmado. É importante registrar a queixa para servir de alerta para outras pessoas, mas, em casos mais graves, a vítima também deve procurar a polícia e registrar uma ocorrência;, sugere.
depoimento// LUCIANA MENEZES, triatleta
O preço era mais em conta %u2026
Viajei em 21de outubro para Maui, no Havaí. A passagem estava certa. A ida e a volta nós compramos direto da companhia aérea, por isso não tivemos problemas. Ficamos lá sete dias. Quando fomos deixar o hotel, disseram que não tinha nada pago. Achei estranho e liguei para a Laura. Ela disse que tinha acontecido um problema, mas estava resolvendo. Nós deixamos o hotel, mas eles debitaram US$ 1,1 mil no cartão de crédito. Seguimos para o aeroporto, mas as passagens para Honolulu não estavam pagas. Pagamos tudo no cartão. Eu tinha todos os vouchers e tíquetes, mas nada estava pago. Quando chegamos em Honolulu, perguntei no hotel se as reservas estavam pagas e disseram que não. Toda vez que ligávamos, ela dizia que estava resolvendo, que era pra gente ficar tranqüila. O pior foi quando voltamos de Honolulu. Tínhamos que voltar para Maui e pegar o vôo para a Califórnia. Chegamos no aeroporto às 17h e o vôo era às 19h. A conexão para a Califórnia era logo em seguida. Como não havia reserva, não tinha mais vaga, então perdemos a conexão para São Francisco. Foi horrível. Em São Francisco, tivemos que pagar hotel e aluguel do carro. O limite dos nossos cartões ficaram reduzidos, tivemos cartões recusados várias vezes. Queríamos voltar, estávamos aborrecidas, muito cansadas. Conheci a Laura por indicação. Fiz orçamentos do pacote em outras agências e o preço da Mix era muito mais em conta. Em nenhum momento achei que teria algum problema.
Proteja-se
Certifique-se de que a agência tenha registro na Empresa Brasileira de Turismo (Embratur)
A Associação Brasileira de Agência de Viagens (Abav) também cadastra as agências e é mais um órgão que deve ser consultado
Verifique no Procon e nos demais órgãos de defesa do consumidor se não há nenhuma reclamação contra a empresa
Converse com pessoas que já viajaram pela agência
Desconfie de preços muito baixos e grandes promoções
Entre em contato com os hotéis reservados e com as companhias aéreas para checar se as reservas foram de fato feitas e pagas
Peça para a agência, com antecedência, os vouchers, as passagens com assento marcado, as etiquetas de bagagem e o roteiro da viagem