A Polícia Militar do Distrito Federal, por meio do Centro de Polícia Comunitária e Ações Sociais, realizará nesta quarta-feira (10/12) a II formatura geral de encerramento das turmas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). São cerca de 10 mil crianças do quinto ano do ensino fundamental das redes pública e privada. A cerimônia, aberta à comunidade, acontece no Ginásio Nilson Nelson, às 9h. Pede-se contribuição de um quilo de alimento não perecível destinado aos desabrigados de Santa Catarina.
O programa funciona em três ciclos anuais, com um trimestre de duração cada. Neste último ciclo, foram atendidas aproximadamente 110 escolas. Em 2008, foram cerca de 330 escolas da rede pública e privada.
As aulas acontecem uma vez por semana e são divididas em 10 lições, aplicadas ao longo dos três meses. Estas aulas são ministradas por policiais militares fardados, acompanhados de perto pelos professores responsáveis pela turma. A aplicação do programa tem a parceria pedagógica da Secretaria de Educação.
A Polícia Militar do DF desenvolve este trabalho desde 1998. Durante o curso, crianças entre 9 e 11 anos, desenvolvem noções básicas de cidadania e técnicas de resistência à violência, são prevenidas também contra o uso de drogas. Além disso, são abordados temas como família, amizades e auto-estima. Atualmente, o Proerd é desenvolvido em todos estados brasileiros e em mais de 58 países.
A formatura coincide com a comemoração dos 10 anos da implantação do Proerd pela Polícia Militar no Distrito Federal e ainda com as comemorações de natal da polícia.
Para animar a festa, o evento contará com a participação do mímico Miquéias Paz, do Teatro Rodovia, de artistas do Circo de Moscou, além do Papai Noel, que fará a alegria da criançada.