Jornal Correio Braziliense

Cidades

Má conduta de motoristas e cobradores é um dos principais motivos de reclamações

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A secretaria Lilian Silva Pereira, 32 anos, é usuária de transporte público e todos os dias necessita dos ônibus para ir para o trabalho e voltar para casa. Ela é apenas um dos cerca de um milhão de usuários diários do transporte público no Distrito Federal. Mesmo diante desse enorme percentual de clientes, o tratamento oferecido não é o mais adequado. Segundo a Secretaria de Transporte do DF, a má conduta de motoristas e cobradores de ônibus aparece entre os principais motivos de reclamações recebidas pelo órgão. De acordo com dados da Secretaria de Transporte, a má conduta dos motoristas e cobradores atingiu o segundo lugar do ranking de reclamações em 2008, com cerca de cinco mil ligações, ficando atrás apenas do quesito ;descumprimento do horário de tabela;, com cerca de oito mil e trezentas ligações. Dentro deste critério de má conduta estão incluídos, por exemplo, casos como desrespeito com idosos e falta de educação na hora de passar uma informação. No terceiro lugar da lista estão os casos de ;desvio de itinerário;. Foram cerca de mil e quatrocentas reclamações. De acordo com a usuária, Lílian Pereira, o pior problema é a forma como os motoristas e cobradores atendem as pessoas. ;A maioria não respeita os idosos e gestantes;. Ela contou que certa vez ao pagar a passagem com uma nota de R$ 20, o cobrador ficou irritado por não ter troco. ;Ele não queria deixar eu passar a catraca. Eu não tinha outra nota. Me senti constrangida, como eu reclamei, ele me tratou de forma rude e agressiva;. Para ela, isso ocorre por falta de fiscalização. ;Eu pego ônibus todos os dias e eu sei como eles, por exemplo, dirigem de forma assombrosa. Alguns ultrapassam o sinal vermelho;, conta Lílian. A Secretaria de Transporte afirmou que é obrigação das operadoras capacitar seus funcionários (motoristas e cobradores). No entanto, na tentativa de minimizar esses problemas, o órgão em parceria com a Secretaria de Trabalho irão fornecer um curso de boas maneiras para estes profissionais. A data para início do curso ainda não foi definida. Os usuários que tiverem qualquer tipo de reclamação podem ligar de forma gratuita para o número 156 da Ouvidoria Geral do Distrito Federal , opção 6- Transporte. A Secretaria disse que essa é a "única forma do órgão saber das demandas da população". "As pessoas devem exigir seus direitos; não podem se omitir".