postado em 01/12/2008 18:51
Este ano a Turma da Mônica e seu autor, o cartunista Maurício de Sousa, serão as grandes atrações da IV Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência do Senado Federal. A abertura do evento acontece nesta terça-feira (02/12), às 10h30, no Salão Negro do Congresso. Educação, cidadania e campanhas preventivas serão os temas chaves deste ano. A estimativa é de que cerca de 20 mil pessoas, incluindo oito mil crianças inclusivas do Distrito Federal, visitem o local durante toda a semana. O Encerramento acontece na sexta-feira (05/12).
Na terça-feira, durante a abertura do evento, o presidente do Senado, Garibaldi Alves, assinará convênio com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, para implantação de programa de inclusão no STF. No mesmo dia, a partir das 14h, haverá uma sessão especial no Plenário do Senado para a abertura solene da Semana. Na ocasião, será lançado o selo comemorativo dos Correios ;Diferenças em Perfeita União;.
A Semana é a atividade de maior visibilidade do Programa do Senado Federal de Acessibilidade e de Valorização da Pessoa com Deficiência, e serve de modelo para programas de inclusão de pessoas com deficiência em outros órgãos públicos. O Senado já assinou convênios para implantação de programas de inclusão em assembléias legislativas de quatro estados: Paraíba, Amazonas, Rio Grande do Sul e São Paulo.
O evento ganhou tanta repercussão que deu origem ao Projeto de Lei nº 712, de 2007, que institui a Semana Nacional de Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência, de autoria do Senador Flávio Arns.
A Turma da Mônica apresentará a peça ;Mundo Azul;, na qual se destaca os personagens Dorinha, deficiente visual, e Luca, cadeirante. A programação inclui ainda a participação do ator Marcos Frota, do humorista Geraldo Magela, do grupo de teatro Cia. Língua de Trapo, da banda de reggae Zaktar e de atletas paraolímpicos.
Na quarta-feira (03/12), a partir das 10h, acontece uma audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. Estarão presentes o para-atleta, Clodoaldo Silva e Daniel Dias (Natação), o judoca, Antônio Tenório da Silva, Shirlene Santos Coelho, do Atletismo, Marcos Fernandes Alves, o Joca, do Hipismo, Justino Barbosa dos Santos, atleta-guia de Lucas Prado do Atletismo, além do presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Vital Severino Neto.