Esta sexta-feira (21/11), é dia de eleições para escolha de novos diretores e vice-diretores em 157 colégios da rede pública de ensino do Distrito Federal. O processo teve início às 8h e vai até às 20h. Em 11 escolas, a votação será por cédula; nas outras 146, pela Internet.
Participam do processo, escolas que tiveram mudança de direção desde 2007; aquelas que não apresentaram candidatos no processo seletivo também daquele ano; e, ainda, em outras que, por falta de candidatos na seleção anterior, as equipes foram indicadas pelo Secretário de Educação.
Origem
Desde o início do governo José Roberto Arruda, por proposta do secretário de Educação, José Luiz Valente, os diretores e vice-diretores da rede pública de ensino são escolhidos através de provas objetivas e eleições pelo voto direto e não mais por indicação política.
O processo seletivo deste ano teve início com a publicação de edital da Secretaria de Educação para a inscrição de candidaturas, publicado no Diário Oficial do DF no dia 28/08. As inscrições foram encerradas em 19/09 com a realização da prova objetiva ao final do mês.