Ao todo 157 escolas públicas do Distrito Federal elegem na sexta-feira (21/11) os seus diretores e vice-diretores. Ao todo 176 escolas deveriam indicar candidatos aos cargos em comissão, mas delas 19 ou não apresentaram candidaturas ou tiveram candidatos impugnados. Essas instituições terão que aguardar o término de todo o processo de seleção para que a Secretaria de Educação publique portaria para disciplinar o preenchimento dessas vagas.
Nas 157 escolas onde terá eleição, 375 equipes (diretor e vice-diretor) disputam as eleições que ocorre de 8h às 20h pela Internet em 146 escolas e por cédula e urna de lona nas outras 11.
Os concorrentes tiveram até o dia 19 de setembro para apresentar a candidatura. As escolas que deviam apresentar candidatos foram as que tiveram mudança em sua direção depois de 2007, as que não apresentaram candidatos no processo daquele ano e tiveram a equipe indicada por ato do secretário de Educação. Antes da eleição os candidatos aos cargos passaram por uma prova aplicada pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília ; CESPE/UnB e um curso realizado pela Secretaria.