A chuva continua forte nesta terça-feira (18/11), mas deve diminuir até o fim da semana. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de céu encoberto com pancadas de chuva moderadas a fortes e trovoadas. A temperatura mínima registrada na madrugada foi de 18ºC e a máxima pode chegar a 24ºC. A umidade relativa do ar fica entre 95% e 75%.
Entre esta terça-feira e quarta-feira (19/11), a presença de áreas de instabilidade sobre o Centro-Oeste ocasiona pancadas de chuva, em alguns momentos, de forte intensidade e vem acompanhada de descargas elétricas. Há possibilidade de rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h.
Para quinta-feira (20/11) o Inmet prevê céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas, em áreas isoladas, com ventos fracos a moderados. A temperatura deve estar entre 19ºC e 26ºC e a umidade do ar varia entre 100% a 70%.
Alerta
As Defesas Civis do Distrito Federal e de 13 estados foram alertadas pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, por conta da possível ocorrência de chuvas fortes. De acordo com a Sedec, até amanhã os temporais devem atingir os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará, Roraima, Amazonas, Rondônia, Acre, Mato Grosso, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal. Em alguns momentos, as chuvas devem ser acompanhadas por raios e ventos fortes.
A Sedec recomenda que a população evite áreas de alagamentos e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. Há risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Os alertas foram baseados em informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Outras medidas preventivas podem ser tomadas, que ajudam a minimizar os prejuízos causados pelas chuvas:
- Para solicitar poda ou corte de árvores próximas a residências, com risco de queda, procure a Administração Regional ou o Corpo de Bombeiros;
- Conserte as falhas no telhado, troque as telhas quebradas, reforce a fixação;
- Isole a fiação elétrica;
- Não acumule lixo nem entulhos nas ruas, pois com a chuva, os mesmos vão direto para os bueiros (bocas-de-lobo) causando entupimentos;
- Se o nível da água subir, vá com sua família para um lugar seguro. Caso esteja ao ar livre, procure um abrigo seguro, longe de árvores ; atraem raios e os galhos podem cair.