Começou neste fim de semana, a Operação Tapa-buracos. O Governo do Distrito Federal colocou equipes nas ruas para minimizar a buraqueira causada pelas chuvas. O número de equipes que participam da operação passará de 22 para 42, ainda esta semana. Para a próxima, a previsão da Coordenação de Cidades do GDF é de mais cinco equipes, num total de 47.
Segundo o coordenador de cidades, Írio Depieri, as regiões que apresentam mais problemas são as cidades satélites. "Locais que tiveram um crescimento desordenado como Ceilândia, Sol Nascente e Por do Sol estão em estado mais grave." Depieri conta que as equipes estão divididas em todo o DF, conforme os locais com mais dificuldades. Nesta segunda-feira (17/11), cinco grupos trabalham em Ceilândia, três em Taguatinga e cinco no Plano Piloto.
O GDF destinou à operação tapa-buracos R$ 2 milhões. No entanto, Írio Depieri acredita que o valor utilizado será menor. "Com certeza esse ano há menos buracos por conta do trabalho que fazemos constantemente". Os buracos normalmente aparecem em vias antigas, que perderam a impermeabilização.
Ele afirma, ainda, que as chuvas prejudicam o trabalho das equipes. ;Não dá para trabalhar embaixo de chuva, porque usamos asfalto quente e com chuva não faz efeito;.
O coordenador explica que muitas vezes as equipes chegam ao local para tapar um buraco e notam rachaduras na pista. ;Na maioria das vezes tapamos um buraco e temos que abrir a pista para recapear um potencial buraco. Por isso não temos como precisar quantos tapamos;.
A população pode auxiliar as equipes da operação tapa-buracos. Pelo telefone, 156 - número do GDF de atendimento ao cidadão - opção 5, as pessoas podem pedir providências para renovação das pistas.