Os interessados em estudar na rede pública de ensino do Distrito Federal tem até 23 de novembro para efetuar a matrícula, pelo 156. De acordo com a Secretaria de Educação até as 10h desta quinta-feira (13/11), 44mil 134 pessoas já haviam se cadastrado para concorrer a uma das vagas ofertadas. A expectativa é de que 55 mil novos estudantes passem a estudar na rede no próximo ano. A listagem com as escolas onde os alunos serão aceitos será divulgada em 31 de dezembro.
Só deve fazer a telematrícula aqueles que não freqüentaram as escolas públicas em 2008, ou seja, estudantes da rede privada ou que chegaram de outros estados. Segundo a coordenadora do telematrícula da Secretaria de Educação, Mara Gomes, nos primeiros dias de inscrição a rede ficou congestionada. ;Foram mais de 20 mil cadastros só na primeira semana. As pessoas acham que ligando antes garantem as suas preferências, mas isso não tem nenhum vínculo nenhum na escolha das escolas;, afirma. Ela teme que a última semana de matrícula também seja tumultuada. ;Ainda faltam 10 mil para se inscrever, e estamos com movimento muito fraco. Acredito que muitas pais deixem para a última hora;.
Gomes esclarece ainda que no ato da matrícula, os pais devem informar um endereço como referência, que pode ser residencial ou do trabalho. Esse será decisico para a escolha da escola. ;Damos preferência para os alunos até a 4ª série do Ensino Fundamental. Esses devem ficar mais protegidos e, por isso, procuramos colocá-los perto de suas residências ou do serviço dos pais;, afirma.
Já os alunos da 5ª série em diante devem fornecer duas opções de escolas de sua preferência. ;As vagas são as remanecentes dos alunos que já são da rede pública de ensino, em caso de não existirem vagas damos uma terceira opção;, diz Gomes. Ela ainda alerta as pessoas que não ficarem satisfeitas com a vaga oferecida que não deixem de fazer a matrícula. ;Nada impede que nos meses seguintes, esse aluno solicite a transferência para outra escola. Agora, se ele estiver fora do sistema não terá chances;.
Incentivo
Atualmente, 512 mil estudantes estão matriculados nas escolas públicas. De 2007 para este ano, a Secretaria de Educação tem observado uma considerável procura dos estudantes da capital federal pelo 1º ano do Ensino Médio da rede pública. ;Os incentivos do governo para que o aluno conclua a faculdade, como o ProUni e a insenção de inscrição no PAS, tem incentivado esses alunos;, afirma Gomes.
Calendário
03/11/08 a 14/11/08 ; Renovação da matrícula dos alunos que já são da rede pública
Até 23/11/08 ; Inscrição na telematrícula
31/12/08 ; Divulgação nas regionais de ensino, pelo 156 e no site da Secretaria de Educação das escolas onde os alunos foram aceitos
05/01/09 a 23/01/09 ; Matrícula nas escolas
09/02/09 ; Início do ano letivo
Novidade
Os estudantes interessados em participar do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também poderão fazer a inscrição pelo telematrícula (156), a partir de 8 de dezembro. O horário de atendimento é de 7h às 21h, dias úteis, e das 8h às 18h aos sábados, domingos e feriados.