A Administração Regional de Brasília visitou na manhã desta terça-feira (4/11) o Setor Bancário Norte para verificar as condições de acessibilidade do local. A iniciativa foi tomada após o alto número de reclamações encaminhadas para a ouvidoria. Pelas queixas registradas, cadeirantes e até mesmo o Corpo de Bombeiros enfrentam dificuldades em transitar no local. A visita contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Naciona (IPHAN). Segundo a Administração de Brasília, um relatório será elaborado propondo a construção de passarelas entre os edifícios para solucionar o problema.
A administradora de Brasília, Ivelise Longhi, reforçou durante a visita a necessidade em fazer as adaptações no Setor. Segundo ela, o planejamento original previa a construção de uma passarela que facilitasse o trânsito de pedestres. No entanto, acabou ficando de lado com o passar do tempo. ;É preciso corrigir essa falha. O Setor é importante e possui uma alta movimentação diária de pessoas. Vamos tomar as providências a curto prazo e depois partir para as adaptações que demandam mais tempo;, argumentou.
Parcerias
O governo também quer envolver as empresas de engenharia para colaborar na revitalização do Setor. A idéia é fazer com que os prédios ainda em construção já façam as adaptações que permita a interligação. Com isso, o projeto do governo também deverá ser encaminhado às empresas ainda este mês apresentando as soluções levantadas.
A administração de Brasília também pretende padronizar os quiosques instalados no local. Com isso, a nova lei aprovada em segundo turno pela Câmara Legislativa, na última quinta-feira (30/10) também já será implementada na revitalização. O próximo local previsto para ser visitado é o Setor Comercial Norte.