A Feira dos Importados passou por uma simulação de incêndio do Corpo de Bombeiros na manhã desta segunda-feira (3/11). Cerca de 250 homens, entre policiais militares e civis, ajudaram na atividade que busca aumentar a segurança e serviço de emergência para o fim de ano. A ação contou com o apoio de 70 figurantes. Conforme o roteiro, eles foram socorridos após um princípio de incêndio causado por um curto-circuito. O Corpo de Bombeiro divulga na próxima semana um laudo final apontando as falhas constatadas que deverão ser corrigidas no local antes do aumento de circulação de pessoas.
A previsão é que os feirantes passem a receber cerca de 100 mil pessoas, durante a semana, já no fim deste mês. Atualmente, circulam pela Feira dos Importados 50 mil pessoas durante o fim de semana. O Local conta com 6 brigadistas de incêndio. Mas o efetivo deverá ser ampliado para pelo menos 20 homens. Além disso, o horário de funcionamento também deverá sofrer modificação. Com a mudança, ele será estendido até 22h. Atualmente as bancas funcionam até 18h.
O administrador regional do Setor de Industria e Abastecimento (SIA), Leôncio Carneiro, justificou a iniciativa. Segundo ele, a Feira dos Importados tem como obrigação fornecer segurança aos consumidores que freqüentam o local. ;A circulação de clientes é muito alta e deverá praticamente dobrar com o fim de ano. É essencial termos a garantia de segurança para evitar acidentes;, argumenta.
Uma grande vistoria também foi realizada na Feira dos Importados no fim de 2007. Os fiscais da Defesa Civil e bombeiros identificaram que os corredores estavam estreitos. O defeito foi corrigido neste ano.