Problemas na rede da Companhia Energética de Brasília (CEB) causaram transtornos em alguns pontos na tarde e na noite desta quinta-feira (30/10). De acordo com o Superintendente de Operação do Sistema Elétrico da CEB, Marcus Fontana, o transtorno durou em média duas horas por local.
No Setor Comercial Norte o problema ocorreu em uma pequena subestação predial, que teve uma sobrecarga e deixou a área sem energia por algumas horas. Um defeito em um equipamento provocou queda de energia no Setor de Indústrias (SIA), parte do Setor de Indústrias Gráficas (SIG) e Sudoeste. No Guará o problema foi em uma das subestações da área. Segundo Fontana, durante a chuva um objeto foi lançado contra o cabo da estação que se rompeu.
Quanto às chuvas, a CEB diz que esse é um problema que foge da alçada da empresa, no entanto, nesse ano já foram feitas trocas na rede área por uma uma de maior resistência e que sofrerá menos interrupções devido a chuva.
Outro problema que atinge a rede elétrica são os "gatos" de energia. Só no ano passado foram constadas 20 mil ligações irregulares em áreas de invasões.
No ano passado foram investidos R$ 80 milhões em toda a rede. Esse ano, o investimento pode chegar a R$ 190 milhões. A companhia promete inaugurar novas subestações, no Sudoeste, Mangueiral, São Sebastião, Vale do Amanhecer, São José e Planaltina e ainda vai ampliar as de Águas Claras e Riacho Fundo 2.