Jornal Correio Braziliense

Cidades

Vale-transporte de papel perde a validade

;

A partir deste sábado (01/10), os funcionários de de empresas privadas, que receberam o vale de papel com vencimento em 31 de outubro só poderão utilizar os cartões da Fácil ; empresa responsável pelo novo vale-transporte. Pessoas que possuem vales-transporte de papel com vencimento em novembro ; funcionários públicos ;, poderão utilizá-los até a data de vencimento. Apesar da mudança, o movimento nos postos de atendimento da Fácil está normal. "Há fluxo intenso de pessoas, como todo dia", declara o gerente administrativo da Fácil, Júlio Antunes.

Ele explica que as empresas que oferecem a facilidade aos funcionários devem fazer cadastro de cada um deles no site www.facildf.com.br. Após sete dias a contar da data de cadastramento, empresas com menos de 50 funcionários podem buscar o cartão na sede da Fácil, localizada no Conic. Contratantes que possuem mais de 50 funcionários receberão, no mesmo prazo, os cartões no endereço informado ao realizar cadastro.

Segundo Antunes, o vale de papel parou de ser vendido em 20 de setembro deste ano. A intenção dessa transição na forma de pagamento dos transportes coletivos do Distrito Federal visa diminuir a venda ilegal de vales-transporte. ;É um combate à ilegalidade;.

O crédito do cartão é cumulativo e tem validade de um ano. Júlio Antunes destaca que o cartão é intransferível e garante que será feita fiscalização nos ônibus para verificar se uma pessoa usa cartão de outra.

Existem, atualmente, quatro cartões da Fácil em circulação. São eles: vale transporte ; comprado por empresas ou pessoas com vínculos empregatícios para o uso dos funcionários ; estudante, especial ; para pessoas com deficiência física ; e o funcional ; usado pelos cobradores, motoristas e funcionários de empresas de ônibus. A Fácil pretende instalar mais três cartões: idoso, cidadão e gratuidade ; para carteiros, policias e autoridades que não pagam passagem.