O Conselho Regional de Medicina do DF (CRM-DF) realizou na manhã desta segunda-feira (20/10) uma vistoria no Hospital Regional de Ceilândia (HRC) para averiguar denúncias de falta de médicos e demora no atendimento.
A visita confirmou as suspeitas: por volta das 10h30, hora em que a equipe de fsicalização esteve presente no local, 78 pacientes internados eram atendidos por apenas dois médicos e 63 pessoas aguardavam atendimento. Segundo a assessoria do CRM-DF, seriam necessários mais 12 médicos e 10 auxiliares de enfermagem no centro cirúrgico para normalizar a situação no hospital. A equipe ficou impressionada com a falta até mesmo de utensílios baratos, como agulhas e luvas para anestesia.
Simone Santos Pereira, moradora do Setor P Sul, chegou às 6h e não havia sido atendida às 10h. ;Vim cedo porque sabia que era assim; é horrível, mas vou ficar porque preciso de tratamento e de um atestado para apresentar no trabalho;, afirmou a garçonete de 21 anos.
Em nota, a direção do hospital reconheceu que há déficit de pessoal, mas informou que Ceilândia será contemplada com algunsdos 1400 novos profissionais de saúde que vão tomar posse no dia 6 de novembro.
A Secretaria de Saúde será agora notificada pelo Conselho Regional de Medicina do DF.