A tecnologia pode ser a saída para os atrativos da rua. Essa é a teoria do secretário de Educação do DF, José Valente, que participounesta terça-feira (07/10) da abertura do Congresso de Tecnologia Educacional Aplicada à Sala de Aula.
Para o secretário, o Congresso reúne ferramentas inovadoras para a educação e, a partir delas, é possível construir alternativas capazes de competir com os atrativos das ruas ; especialmente com as drogas ; e transformar a escola num espaço ainda mais atraente.
;As limitações físicas que as escolas eventualmente têm não devem se tornar um empecilho para isso. Em 2008 levamos o Programa Ciência em Foco, de estímulo à iniciação científica, para todas as escolas, independente da qualidade da sua estrutura.
Se o aluno já vive numa situação de vulnerabilidade social e ainda estuda num espaço com infra-estrutura prejudicada, ele não pode sofrer uma terceira penalização e perder o acesso à tecnologia;, disse o secretário.
A Secretaria de Educação apresenta na feira temática alguns dos programas adotados com sucesso no Distrito Federal, como o ;Ler é Legal; e ;Caixa Estante;. Centenas de professores estão visitando os representantes dos projetos para introduzir em suas escolas ou buscar maior participação de alunos e educadores.