Após a incidência de focos do vírus da dengue no Gama, um mutirão de limpeza irá percorrer vários setores da cidade. O primeiro bairro a passar pelo pente fino será a Vila Roriz, logo depois o Setor Sul. Além disso, a Vigilância Ambiental em parceria com a Administração Regional do Gama irá fazer uma campanha de conscientização com os moradores sobre o perigo da doença e de como evitar que os mosquitos se proliferem.
Todas as residências serão visitadas por funcionários da administração e da Vigilância Ambiental. Eles vão ensinar a população a como evitar novos focos e a combater as lavras do mosquito. Como parte do combate ao mosquito da dengue na cidade, neste sábado (04/10) os alunos da Escola Classe 28 vão receber um treinamento para que eles se tornem agentes de conscientização nas suas casas. Na segunda-feira (6/10), haverá um grande treinamento para o trabalho de mutirão na cidade.
Até a primeira quinzena de setembro deste ano foram registrados 252 casos da doença no Distrito Federal, sendo um caso de óbito, em Ceilândia. No mesmo período em 2007, seis pessoas morreram e cerca de 699 contraíram a doença. Para o subsecretário, 90% dos focos de mosquitos estão nas residências da população. Os outros 10% são encontrados nas ruas. Para evitar o mosquito é preciso algumas mudanças de comportamento como o acondicionamento correto do lixo e evitar água parada. No período de chuvas o risco da doença aumenta.