Um domingo de entretenimento e inclusão social. Esta é a proposta da Administração de Brasília para a comunidade do Plano Piloto e demais regiões do Distrito Federal no próximo dia 28, quando acontece o Eixão do Lazer da Acessibilidade. A festa ocorre na altura da quadra 105/106 do Eixão Sul e 106/107 do Norte, a partir das nove horas da manhã.
A edição do Eixão do Lazer, neste mês, homenageia os portadores de necessidades especiais, como parte das comemorações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21). São muitas as atrações, a maioria delas desenvolvidas por pessoas com alguma deficiência. Por exemplo, massagem expressa feitas por mãos de pessoas que não enxergam em quem tocam e apresentação de dança por meninas que não podem ouvir. Elas ultrapassam a barreira do silêncio em total sintonia com o ritmo imaginário.
Além disso, haverá mutirão de beleza com corte de cabelo, limpeza de pele e manicure. Para quem gosta de dançar, várias apresentações, comandadas por professores de academias da cidade, como dança de salão com stret-dance, sapateado, samba e break. Tudo com adaptação para quem tem algum tipo de deficiencia.
E terá ainda apresentações de karatê, jump e spring, com avaliação. E para quem não resiste ao som do berimbau, pode gingar junto com os capoeiristas que também estão no local fazendo demonstrações da manifestão cultural que reúne luta e dança. Tudo isso de graça.
A Associação de Pais e Amigos da Pessoa com Deficiência do Banco do Brasil (APABB) levará muitas surpresas para o Eixão Norte, com atividades variadas, voltadas à inclusão social. E não é só, a Escola Nacional de Acupuntura (ENAC) estará presente com ambulatórios para verificar pressão e taxa de glicose.
Para a criançada, tem contadores de estórias, cama ; elástica, mesa de totó e a magia das apresentações do Corpo de Bombeiro com demonstração do helicóptero de busca e salvamento, apresentação dos cães e demonstração aquática de busca e salvamento.