A Companhia Energética de Brasília (CEB) apresentou nesta tarde explicações sobre a queda no fornecimento de energia que atingiu quatro regiões do Distrito Federal por mais de 12 horas nessa quinta-feira (25/09). De acordo com os técnicos, um raio no centro de comunicação da empresa, na 602 Norte, e a queda de uma árvore na subestação de Brasília, ao lado do supermercado Carrefour Norte, foram suficientes para causar o apagão. Moradores do Cruzeiro, Sudoeste, Setor Militar Urbano e Setor de Indústrias Gráficas (SIG) tiveram a situação normalizada somente às 5h. A diretoria da CEB garante que o fornecimento já foi restabelecido.
De acordo com o presidente da CEB, José Jorge de Vasconcelos Lima, as chances de um novo apagão são pequenas. Ainda assim, ele advertiu que a Companhia vai instalar, nos próximos dias, fusíveis com proteção para enfrentar o período chuvoso. ;As primeiras chuvas são sempre um problema para nós. A poeira acumulada vira lama e compromete nossos equipamentos;, explica. Durante toda a manhã, o presidente esteve na subestação da companhia, onde a árvore desabou, para conversar com os técnicos e traçar o plano de adequação.
A queda de energia foi agravada pela falta de comunicação entre os setores da companhia. A CEB alega que o raio impediu o trabalho do setor de manutenção, que é avisado e deslocado quando ocorre qualquer queda no sistema. Com isso, a companhia afirma ter tomado conhecimento do problema somente quatro horas após seu início.
Central de atendimentos
A diretoria da CEB deverá receber até o fim desta tarde um levantamento detalhado com o número de reclamações feitas pelos clientes entre as 17h de ontem e 5h30 desta sexta-feira (26/09). De acordo com a ouvidoria da empresa, 4.817 chamadas foram registradas pelo serviço, que funciona no Setor Comercial Sul. Ao todo, 600 consumidores não conseguiram ser atendidos. Em média, 30 atendentes ficam encarregados do atendimento. A companhia colocou à disposição outros 16 funcionários, mas ainda assim não conseguiu atender a demanda.
Além da queda de energia, alguns consumidores do serviço alegaram ter eletrodomésticos queimados pela queda no fornecimento de energia. Os técnicos da CEB explicaram que o transtorno ocorre no momento em que o fornecimento volta a funcionar, com uma corrente mais alta. Os consumidores nessa situação deverão procurar a ouvidoria com um documento relatando a perda. O caso será avaliado em 30 dias.
Serviço
Central da CEB - 0800-61-01-96
Ouvidoria - 3325-2957 (de segunda a sexta, de 8h às 12h30 e de 14h às 17h30)