Neste mês de setembro, a Fercal comemora seus 52 anos. A Gerência Regional, a Administração de Sobradinho II e as 14 comunidades da região realizaram várias atividades. Para homenagear os moradores pelas lutas e conquistas em busca de melhores condições de vida, o tema abordado foi ;Fercal 52 anos ; Nosso Povo Nosso Patrimônio;.
As comemorações se estenderam por todo o mês de setembro. Foram eventos de todos os gêneros como campeonato esportivo, shows com bandas de diversos estilos e apresentação de artistas da região, eventos religiosos e outros. ;A intenção é contemplar todos os gostos; ; diz a coordenadora do evento Tereza Ferreira. O enceramento será no dia 26 de setembro (próxima sexta-feira) a partir das 8:00 horas com um desfile Cívico-Militar.
Dez escolas públicas e uma particular irão resgatar a história e a cultura da região com apresentações temáticas. ;As crianças estão muito empolgadas e ansiosas para o enceramento. Já está quase tudo pronto para a sexta;, diz ela. O palco será montado ao lado do posto policial. Após o desfile, cada diretor de escola e autoridades presentes irá plantar uma muda de árvore em homenagem ao Dia da Árvore, 21 de setembro.
A Região, originalmente formada por fazendas, encontra-se semi-urbanizada. Em 1956, a criação da primeira fábrica na área proporcionou a formação dos atuais núcleos populacionais. Composta por várias empresas como cimenteiras, pedreiras, usinas de asfalto, transportadoras e diversas prestadoras de serviço e pelo comércio em geral, a Fercal possui mais de 25.000 habitantes.
Ainda há muito para ser feito, mas já têm bons motivos para comemorar. Neste último ano a comunidade obteve várias conquistas. A criação de um Conselho Comunitário de Segurança possibilitou maior participação da comunidade nos assuntos de segurança. A Feira Livre, aberta aos domingos, dá oportunidades de comercialização dos produtos da região.
Neste mês, o Governador José Roberto Arruda inaugurou o novo Posto Policial para garantir maior segurança. Estão previsto investimentos de mais de 4 milhões em obras de saneamento, implantação de sistema de abastecimento de água, asfalto, substituição de pontes, além da ampliação do sistema de transporte e a recuperação de, aproximadamente, 4 km de asfalto da DF 150.