O governador do Distrito Federal José Roberto Arruda assinou ordem de serviço, nesta quarta-feira (24/09), autorizando a construção do novo Clube do Choro de Brasília. O centro cultural será construído ao lado do antigo, localizado no Eixo Monumental. O prédio terá um térreo e um mezanino com salas de aula, estúdios para gravação, e uma sala de espetáculo, com capacidade para 400 pessoas.
No lugar do antigo Clube do Choro irá funcionar uma fábrica de instrumentos musicais. A obra, no valor de R$ 1,6 milhões, será financiada pelo Governo do Distrito Federal (GDF). O Clube faz parte de um dos monumentos considerados Patrimônio Imaterial do DF. O projeto do novo prédio é de autoria de Oscar Niemeyer, e foi realizado gratuitamente.
Atualmente, cerca de 400 alunos, 20% deles bolsistas, freqüentam as aulas de música no Clube do Choro. ;Há três meses fizemos um acordo com a Universidade de Brasília para a criação de um curso superior de Choro;, afirmou durante o evento o presidente do Choro, Reco do Bandolim.
;Esta obra tem três motivos. A primeira é uma homenagem aos músicos de Brasília, a segunda é que o projeto completa o Eixo Monumental, e a terceira é uma maneira de homenagear Raphael Rabello, músico de Brasília;, afirmou Arruda. O músico morreu aos 32 anos, em 1995, vítima de uma infecção generalizada.