Cerca de 40 mil pessoas passaram neste sábado (20/09) pelo Parque de Exposições do Parque da Cidade para participar da 13ª edição do Hallel, evento católico voltado principalmente para os fiéis jovens. Segundo a organização do evento, promovido pela Arquidiocese de Brasília, o público foi ainda maior: de, pelo menos, 50 mil pessoas.
Ao longo de todo o dia, os visitantes tiveram opções de lazer e oração por meio de palestras, esportes radicais e muita música. A tenda eletrônica atraiu centenas de jovens. O dj paulista Daniel Bassani, 30 anos, que toca música católica remixada há cinco anos, agitou o público durante a manhã. "A balada é igual a qualquer outra. A mensagem das músicas que é diferente", disse.
Com a biblía ao lado da mesa de som, ele dava uma parada de vez em quando para pregar aos presentes. "Não dá para explicar direito a emoção que é fazer isso diferente", completou. No palco principal, montado do lado de fora do pavilhão, bandas católicas de todo o país se revezavam.
Cerca de 300 fiéis das 121 paróquias espalhadas pelo Distrito Federal ajudaram a deixar toda a estrutura pronta ao longo de quase um ano de trabalho. Câmeras de vídeo, 200 seguranças particulares e policiais do 1º Batalhão da Polícia Militar (Asa Sul) garantiram a segurança dos jovens, que foram revistados na entrada.
A intenção era evitar que eles entrassem com bebidas alcoólicas. "O Hallel existe para mostrar uma cara alegre e viva da Igreja. Os jovens sabem que aqui é um lugar diferente", afirmou o padre João Firmino. Não houve confusão, furtos ou brigas, de acordo com o major Marcelo Toledo.