postado em 20/09/2008 08:22
A Polícia Civil prendeu em flagrante nessa sexta-feira (19/09) o homem que considera ser um dos maiores traficantes de cocaína do Distrito Federal. Antônio César Campanaro, 34 anos, conhecido como Toninho do Pó, era monitorado por agentes da Coordenação de Repressão às Drogas (Cord) havia cerca de 20 dias. Segundo os investigadores, ele enviaria ontem 22 kg da droga para o Nordeste. A ;encomenda; acabou apreendida ainda no DF. Também foram detidos Sebastião Peixoto de Oliveira, 42, que seria sócio de Toninho, e Antônio Batista de Castro, 31, que dirigia o caminhão onde a droga estava escondida.
O caminhão Mercedes Benz 1311 dirigido por Castro foi parado por policiais na BR-020, na altura de Sobradinho, por volta das 14h. Anteriormente, o veículo havia ficado um dia parado em um posto de gasolina em Taguatinga, onde, de acordo com o delegado João Emílio de Oliveira, Toninho e Sebastião estiveram por várias vezes. ;Toninho não só vendia a droga aqui no DF como a enviava para estados do Nordeste;, afirmou o delegado da Cord.
Os policiais vasculharam o Mercedes Benz e, depois de encontrarem a cocaína dentro de um colchão, dirigiram-se à casa de Toninho, em Taguatinga, onde o prenderam. Ele já tinha passagens na polícia. O sócio também estava na residência.
Monitorado há 20 dias
Toninho do Pó vinha sendo monitorado pela polícia desde o início do mês. ;Sabíamos que ele enviaria cocaína para algum estado do Nordeste;, disse o delegado-titular da Cord, João Emílio de Oliveira. Na quinta-feira, o caminhão Mercedes Benz 1311 saiu de Taguatinga em direção a Ceilândia escoltado por uma caminhonete F-250, dirigida por Toninho. O caminhão pernoitou em um posto do Pistão Sul. Na mesma noite, o motorista foi visitado por Sebastião Peixoto de Oliveira, sócio de Toninho, em um Fiat Palio. No dia seguinte, o próprio Toninho foi visto pelos agentes ao lado do Mercedes.
Quando o veículo foi abordado na BR-020 nessa sexta, o condutor Antônio Batista de Castro contou aos agentes que receberia uma motocicleta em pagamento pelo serviço. Além da cocaína e do Mercedes, os agentes também apreenderam um caminhão GMC ; que estava em cima do Mercedes ;, uma caminhonete F-250, um Fiat Palio, R$ 1,7 mil em dinheiro, cheques e uma balança de precisão.