Dois dos quatro postos de gasolina interditados nessa quarta-feira (17/09) pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e pela Delegacia do Meio Ambiente (Dema) romperam os lacres e voltaram a funcionar nesta quinta-feira (18/09). Os postos Iticar ; de bandeira branca ;, ambos do mesmo dono, funcionam na QI 1 e na QI 7 do Setor Industrial do Gama. O proprietário não foi encontrado e não teve o nome divulgado, mas será procurado pela 14ª Delegacia de Polícia (Gama), onde o caso foi registrado por fiscais do Ibram.
A operação do Ibram e da Dema visitou nessa quarta-feira (17/09) 15 postos de gasolina que já haviam sido notificados por estar em desacordo com as normas de proteção ambiental. Quatro postos ; os dois do Gama, um Esso em Taguatinga e um BR em Ceilândia ; foram lacrados e precisariam esperar autorização do Ibram, quando a situação estivesse normalizada, para voltar a funcionar.
A emissão do documento do Ibram é uma das exigências para o posto de combustível funcionar. Ele é concedido depois de um teste de resistência das paredes dos tanques de que armazenam os combustível. A licença é renovada de quatro em quatro anos, mas se o tanque tiver muito tempo de uso, a fiscalização pode acontecer a cada ano.