O Distrito Federal foi apontado como o lugar de melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de todo país. Os dados, referentes ao ano de 2005, foram revelados em relatório lançado por três agências da Organização da Nações Unidas (ONU) em 8 de setembro e divulgado nesta terça-feira no Distrito Federal. O DF lidera o ranking brasileiro nas três áreas do estudo: renda per capita, educação e longevidade.
De acordo com a pesquisa, a capital brasileira, no geral, apresentou indicador (0,874) igual ao da Hungria e maior do que de países como Argentina e Emirados Árabes Unidos. No quesito renda per capita, por exemplo, o DF obteve índice de 0,824, considerado pelo órgão muito superior ao estado de São Paulo, que ficou na segunda colocação, com 0,768.
Já em relação a educação, Brasília obteve grau de instrução comparáveis a países de primeiro mundo, como Itália, Suiça e Alemanha. No entanto, esse dado leva em conta apenas a frequência à escola e nível de alfabetização, deixando de fora a qualidade do ensino. Na expectativa de vida, o DF foi mais uma vez o detentor do maior indicador entre as 27 unidades da federação.
Metodologia
O resultado, porém, é fruto de metodologia diferente usada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) nos relatórios de Desenvolvimento Humano, publicados anualmente em Nova York. Alguns dados são diferentes dos utilizados no estudo brasileiro e outros foram adaptados para permitir a comparação.
O cálculo do IDH foi criado em 1990 pelo PNUD para calcular as diferenças entre os países. No entanto, também é utilizado para municípios e estados. O indicador varia de 0 a 1. Quanto maior for, melhor será o índice de desenvolvimento do local.