O Parque Nacional de Brasília, conhecido como Água Mineral, voltará a cobrar entrada dos visitantes a partir desta segunda-feira (08/09). O parque não cobrava ingresso desde outubro do ano passado, depois que a empresa responsável pela bilhetagem não teve o contrato renovado. A renovação, com a mesma empresa, só ocorreu agora.
Antes de iniciar a cobrança, a direção do parque fará um treinamento com a equipe da bilheteria neste sábado e domingo. Os funcionários irão simular a venda e o controle de fluxo de pessoas, mas os visitantes não precisarão pagar nada.
A taxa de visitação, estabelecida pela portaria MMA 062/2000, permanece a mesma do ano passado, ou seja, o ingresso diário custa R$ 3 e o mensal R$ 30. Crianças com menos de sete anos e adultos com mais de 60 anos são isentos de pagamento.
O parque da Água Mineral, que tem cerca de 40 mil hectares, é uma das unidades de conservação mais importantes do Centro-Oeste e abriga exemplares da fauna e flora do cerrado, com destaque para o lobo-guará.
Além das duas piscinas naturais, o parque oferece trilhas (Capivara e do Cristal) para caminhadas, a Ilha da Meditação e o Centro de Visitantes, onde as pessoas podem encontrar informações sobre a unidade e o cerrado.
No parque, são realizadas ainda pesquisas científicas com os recursos genéticos do cerrado. A unidade abriga também a represa de Santa Maria, que garante o abastecimento de água de boa parte do Distrito Federal.