O secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Peniel Pacheco, determinou que a secretaria instale um gabinete dentro do Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje). Segundo o secretário, o gabinete, chefiado pelo subsecretário Paulo César Chagas, deverá implementar medidas de curto, médio e longo prazo para solucionar os problemas da unidade e evitar mortes como a de André Luiz Alcântara de Souza, 16 anos, enforcado na noite de terça-feira (02/09) em uma das celas. Segundo o secretário, o caso está em apuração. ;A polÃcia lavrou a ocorrência e a nossa corregedoria também vai investigar;, afirmou. O Caje tem cerca de 200 adolescentes cumprindo pena de restrição de liberdade e 70 internos provisórios, que ainda aguardam decisão da Justiça.
A Vara da Infância e da Juventude (VIJ) também está apurando a morte do menino. De acordo com a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), o juiz titular da VIJ, Renato Rodovalho Scussel, intimou o procurador-geral do DF, Túlio Arantes, e a diretora do Caje, HeloÃsa Maira Viana de Caravalho. Eles deverão responder ao juiz, em no máximo 10 dias, sobre o ;lamentável falecimento de adolescente;. Rodovalho também intimou o secretário Peniel Pacheco a apresentar em 10 dias um plano de adequação da unidade, para ser executado em um mês. Se o secretário não cumprir a determinação da Justiça, o Caje poderá até ser fechado. Os três foram intimados no fim da tarde de ontem. Procurado pelo Correio, o juiz não quis conceder entrevista.
Ainda no inÃcio da tarde, Peniel Pacheco havia recebido a imprensa para anunciar as medidas que pretende tomar para o solucionar as precariedades do Caje e do sistema socioeducativo do DF. A principal é a abertura do Centro de Integração de Adolescentes de Planaltina (Ciap), que deverá abrigar até 80 internos. A unidade deveria ter ficado pronta em outubro de 2006. Sua inauguração foi marcada para julho do ano passado e depois remarcada para dezembro, mas não aconteceu.
O secretário de Justiça, Peniel Pacheco, comenta as medidas do GDF para solucionar os problemas do Caje: