Depois da morte de um interno do Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje), supostamente causada por três de seus quatro colegas de quarto, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus) decidiu instalar, a partir desta quinta-feira (4/09), um gabinete para prestar assistência direta à direção do Caje.
;O gabinete não será fisicamente instalado no centro. É uma força de servidores da nossa secretaria que vai se unir com os funcionários do Caje para auxiliá-los e buscar soluções em conjunto, atendendo a todas as necessidades que estão pendentes;, explica o subsecretário da Sejus, Paulo César Chagas. ;Todo esse esforço visa a implementação de soluções imediatas, mas não é nada permanente;, acrescenta.
Entre as medidas que serão adotadas está a finalização do Centro de Internação de Adolescentes de Planaltina (CIAP). Com isso, será possível transferir alguns internos que tenham o perfil compatível com a proposta do CIAP. A Subsecretaria do Sistema Sócio-Educativo da Sejus tinha prometido, no dia 3 de junho, a entrega do centro para setembro. Contudo, as obras ainda não têm garantia de entrega.
; Já adquirimos a maior parte de equipamentos e mobília, porém temos um déficit de recursos humanos. Só conseguimos a homologação dos funcionários do nível superior na semana passada. Os do nível médio só serão homologados no fim de setembro. Além do que, esses funcionários não estão entrando diretamente para o CIAP e sim para substituir os servidores de contrato temporário do Caje;, alegou o subsecretário da Sejus.