Durante as festividades dos 149 anos de Planaltina, os moradores da cidade poderão contar com a mais nova atração itinerante da cidade: um museu. Apesar de ser passageiro, a idéia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) é aproximar a ciência e a tecnologia de quem freqüentar a unidade montada dentro de um veículo. A exposição ficará montada até o próximo sábado (23/08), no Módulo Esportivo, atrás da administração regional.
O museu da PUC oferece mostras interativas, planetário inflável, giroscópio humano, canhão de ar, relógio de sol, harpa laser, uma pequena estação de tratamento de água, apresentações de vídeos, oficinas, shows e palestras. Tudo isso com entrada franca.
Longa viagem
Todos os experimentos vieram do Rio Grande do Sul transportados no caminhão do Promusit. Foram mais de dois mil quilômetros até o Distrito Federal carregando 80 experimentos científicos, além de kits pedagógicos. Depois de descarregado, o veículo se transforma em um auditório com sistemas de comunicação via satélite, internet, multimídia e microscopia, para palestras, conferências e demonstrações.
Durante os três dias que passou no Gama, o museu recebeu a visita de 10 mil pessoas. A primeira jornada do Museu Itinerante foi em outubro de 2001. Desde então, visitou mais de 85 cidades pelo país. O projeto já recebeu mais de 1,5 milhão de visitantes.