O Le Cirque está organizando para amanhã, à s 16h, uma manifestação em frente ao Congresso Nacional com a presença de artistas, empregados, familiares e até animais do circo. Segundo o advogado da empresa, Luiz Saboia, o protesto será contra a "perseguição que vem sofrendo por parte do Ibama e o descumprimento das decisões judiciais". Segundo Saboya, três decisões deferidas por juÃzes diferentes reconhecem a inexistência de maus-tratos nos bichos, posição que é contestada por um relatório da fiscalização ambiental.
O Ibama afirma ter encontrado uma série de evidência de maus-tratos. Após uma operação na manhã de anteontem, dois chimpanzés e um hipopótamo foram retirados do circo e levados ao Jardim Zoológico de BrasÃlia. Com uma guia de trânsito do Ministério do Meio Ambiente, a dupla desembarcou ainda de noite em um santuário de primatas em Sorocaba (SP). O hipopótamo permaneceu no zôo, onde há vaga para a espécie.
Mas uma nova liminar determinou, na tarde de ontem, a devolução dos animais em 24h sob pena de R$ 2 mil por dia. A assessoria do Ibama informou que o órgão está empenhado em fazer cumprir a determinação. O coordenador de Fauna Antônio Ganme viajou hoje para São Paulo para providenciar a volta dos macacos.
Ouça:
- Advogado do Le Cirque Luiz Saboia