A Subsecretaria do Sistema Penitenciário do DF (SESIPE) divulgou nesta terça-feira (12/08) o balanço do saídão do Dia dos Pais. Segundo informou a SESIPE, dos 1.160 internos, sendo 1.106 do sexo masculino e 54 feminino, 20 ainda não retornaram as carceragens, na data regular. Esse número representa 1,72% de evasão. Os internos são considerados foragidos.
Durante o benefício de saidão não foram registradas ocorrências envolvendo os internos e também não houve nenhum preso recolhido antecipadamente por estar em situação irregular. O banco de dados da Polícia Civil do Distrito Federal constatou, ainda, que não houve aumento na criminalidade por motivo da concessão da saída especial de Dia dos Pais.
Os internos foram liberados em 8 de agosto (sexta-feira) às 10h. Eles deveriam se apresentar até as 10h de segunda-feira (11/08), com exceção dos que cumprem pena em regime semi-aberto, em que a tolerância vai até as 19h.
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do DF, no ano passado dos 1.508 internos beneficiados pelo saidão do Dia dos Pais, 38 não retornaram. Também foram registradas seis ocorrências envolvendo os presos. No primeiro saidão deste ano, no Dia das Mães, dos 1.243 beneficiários que deixaram o presídio, 16 não voltaram, o que corresponde a 1,29%.