Operação coordenada pela Subsecretaria de Defesa do Solo e da Água (Sudesa) no terreno do Condomínio Del Lago, no Itapoã, terminou com 15 pessoas presas nesta terça-feira (12/08). Foi a terceira vez em um prazo de 15 dias que a Sudesa realizou operação semelhante no local.
Das 15 pessoas presas durante a ação, ocorrida às 16h20, 12 eram homens e três, mulheres. Elas foram acusadas do crime de esbulho possessório ; que consiste na invasão imóvel alheio.
Segundo Sebastião Cesário, sargento da Polícia Militar responsável pela operação, os invasores tinham ocupado uma área de cerrado, onde foram construídos 25 barracos. ;Já retiramos eles várias vezes, mas eles sempre retornavam. Dessa vez conseguimos prender o pessoal;, afirma. A operação contou com a participação de um contingente formado por 16 PMs.
Durante as investigações, a Sudesa detectou que a área já estava dividida em lotes e também já contava com barracos de lona e madeirite. Após a operação, todos os barracos, que ocupavam a área, foram removidos. As 15 pessoas presas foram encaminhadas à 6ª DP (Paranoá).