O Departamento de Trânsito de Brasília (Detran/DF) já começou a fiscalizar ; em 1º de agosto - os carros com placas finais 5 e 6. Os motoristas devem estar em dia com o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo 2008 (CRLV), que incluiu IPVA, seguro obrigatório e taxas. Quem não estiver com todos estes documentos normalizados, além de pagar multa de R$ 191, somar sete pontos na carteira, também pode ter o carro apreendido. Mas, a dor de cabeça não termina aí. Para retirar o veículo do depósito ainda poderá ser preciso enfrentar horas de fila.
Nesta segunda-feira (11/08), à tarde, cerca de 100 pessoas aguardavam por atendimento no depósito do Detran ; atrás do Autódromo Internacional Nelson Piquet. O tumulto tinha uma explicação: no local só quatro funcionários trabalhavam. Na fila há quase cinco horas o professor Eduardo Câmara, 48 anos, reclamava ;O Estado tem que dá sua contribuição para poder cobrar os impostos. Perdi meu dia de trabalho aqui;, protestou.
Eduardo Câmara teve o carro apreendido e levado para o depósito
durante fiscalização da Polícia Militar. Ele não estava com o licenciamento em dia. O professor chegou às 11h no Detran e até as 16h não havia sido atendido.
Procurado pela reportagem, o chefe do Policiamento e Fiscalização do Detran/DF, Silvain Fonseca, confirmou a falta de funcionários ;O coronel Tedeschi (diretor do Detran) está empenhado para resolver este problema. Estamos deslocando funcionários de outros órgãos para o Detran;, afirmou. Apesar da afirmativa, Fonseca não soube dizer para quando seria o reforço no atendimento aos condutores.
Silvain Fonseca ainda afirmou que o Detran chega a atender 100 pessoas por dia. ;Hoje é um dia atípico porque os cartórios estão fechados, então, muitos apresentaram procurações, mas não temos como verificar a veracidade desses documentos;, diz. Segundo Fonseca o professor também estava dirigindo sem a carteira de habilitação.