Este domingo (10/08) será de comemoração para a Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Há exatos 50 anos a congregação chegava em Brasília com o objetivo de conquistar os candangos. A primeira sede no cerrado do país foi construída no Núcleo Bandeirante, onde permaneceu por oito anos. Logo depois, foi transferida para a 404 Norte.
Hoje a igreja leva outro nome: Congregação Evangélica Luterana da Esperança, e é comandada pelo pastor Urbano Lehrer. Para comemorar o cinqüentenário, o objetivo é realizar um culto festivo com vários representantes da congregação do país no domingo às 9h30 da manhã. Na ocasião, também será inaugurada a galeria dos pastores que já trabalharam na igreja.
Tradição
A IELB foi fundada em 1904 no Rio Grande do Sul. Após a construção da sede no Núcleo Bandeirante, começou a expansão pela região centro-oeste e norte do país. A herança da igreja tem como base de pregação os hinos, orações e leituras bíblicas.
O modelo adotado pela congregação aqui em Brasília é o norte-americano, que tem como objetivo propagar "a mensagem bíblica da salvação pela fé em Cristo", segundo os preceitos divulgados pelo pastor Urbano Lehrer.
A congregação brasiliense conta com cerca de 230 membros e realiza cultos aos sábados às 20h e aos domingos às 9h30. Também há opções para as crianças com atividades religiosas e culturais como a Escola Bíblica, para crianças até 12 anos, a União Juvenil e os Estudos Bíblicos, voltados ao público adulto.