No segundo fim de semana de obras das passagens subterrâneas do metrô, a população do Distrito Federal deve ficar atenta às mudanças no Eixo Rodoviário Sul (Eixão) e nos Eixos Auxiliares Sul (eixinhos). Entre às 22h de sexta-feira (08/08) e às 6h de segunda (11/08), o trânsito será interrompido no Eixinho L (de baixo) na altura da 202 Sul. No Eixão, apenas duas pistas estarão abertas em cada sentido.
Como o Eixinho L estará com o trecho interditado, nenhuma linha de ônibus circulará na via durante o fim de semana. Todas serão tranferidas para o Eixinho W Sul (de cima). Os carros poderão desviar uma quadra antes do local de interdição e retornar à via uma quadra depois. No Eixão, somente quatro faixas estarão abertas aos veÃculos, duas em cada sentido. Entre elas, a pista presidencial (central).
A Secretaria de Trasnportes alerta para a mudança na quilometragem. Uma quadra antes do local da obra, a velocidade passa dos 80km/h para 60km/h no Eixão e dos 60km/h para os 40km/h no Eixinho. No trecho onde há interdições, o limite é de 40km/h. De acordo com o Governo do Distrito Federal (GDF), a área será amplamente sinalizada sobre os desvios e as alterações na velocidade. As interdições das vias ocorrerão sempre aos fins de semana, até o dia 17 de novembro.
Metrô
As obras irão permitir o acesso ao metrô pelos eixinhos W e L na altura da 102 e da 112 Sul e tornar a travessia de pedestres mais segura. De acordo com a Secretaria de Transportes, a previsão de entrega das duas estações é abril de 2009 e o custo total será de R$ 40 milhões. Elas devem aumentar o número de passageiros diários do metrô em 20 mil pessoas.