Jornal Correio Braziliense

Cidades

Obras prometem melhorar o trânsito na EPTG

;

Os viadutos da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) estão ficando prontos e serão um alento para os moradores de Águas Claras e de outras áreas do DF que sofrem com intermináveis engarrafamentos nos horários de pico. A fluidez vai melhorar, mas quem conhece a região sabe que essa é uma situação temporária. Para resolver o problema, o Governo do Distrito Federal corre para tirar do papel um de seus mais ambiciosos projetos: a Interbairros, uma via expressa que vai ligar o final da Asa Sul ao centro de Samambaia, passando pelo Park Shopping, Guará e Águas Claras. Para financiar a obra e criar novas opções de moradia, a idéia é criar zonas habitacionais ao longo da pista para abrigar até 50 mil pessoas. Se o cronograma for seguido, as obras começariam em janeiro de 2009. A Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) está buscando resolver o problema de licenciamento ambiental com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). De acordo com Francisco Palhares, superintendente do Ibama no DF, é possível licenciar a obra até o início do ano que vem. ;Vai depender mais do governo, que é o maior interessado. O licenciamento costuma atrasar quando as informações estão incompletas ou há falta de recursos para elaborar os projetos;, avalia. No traçado planejado para a via não há áreas de proteção ambiental que dificultem a licença, explicou Palhares, o que facilita a liberação dos documentos. ;Vamos pedir licenciamentos parciais já que não vamos liberar todas as áreas urbanas agora;, observa a diretora técnica da Terracap, Ivelise Longhi. ;Teremos uma licença para a via em si e outras para os adensamentos. Acredito que isso vá até acelerar o processo;, aposta ela. A pista, que terá três faixas em cada sentido e limite de velocidade de 80km/h, começa no Setor Policial Sul, atravessa a Via Epia e segue rumo ao Guará. ;O asfalto vai passar entre o Guará I e o Guará II, paralelamente à linha do metrô;, explica o secretário-adjunto de Obras, Jaime Alarcão. Nesse ponto, poderá ser necessário construir um túnel para carros. ;Isso está em fase de estudo. Como queremos fazer uma pista expressa, sem muitas entradas, construir um túnel pode ser uma boa opção. Mas também pensamos em enterrar a via em uma trincheira, como ocorre com o metrô em alguns pontos;, complementa. Em Águas Claras a via deixa de acompanhar o metrô e segue para Samambaia, passando por cima do que hoje é uma grande linha de transmissão da Companhia Energética de Brasília (CEB). ;As obras que serão necessárias para começar a Interbairros também nos preocupam. Essa linha, por exemplo, terá de ser enterrada e isso não é barato;, comenta Alarcão. Ônibus, a agonia diária Se atualmente o usuário precisa percorrer por volta de 30km para ir de Samambaia ao Plano Piloto, com a interbairros o percurso será de pouco mais de 20km. ;Acredito que a nova estrada pode diminuir meu tempo de viagem;, espera a diarista Maria Edite do Monte, 46, moradora de Samambaia que trabalha no Plano Piloto. ;Saio às 6h50 de casa todos os dias e pego engarrafamentos em todas as opções;, comenta. ;A volta então pode demorar três horas. Uma para o ônibus passar na parada e duas na viagem até Samambaia Sul;, reclama. A obra será bancada com a venda de projeções para a construção de prédios em vários pontos às margens da Interbairros. ;Num primeiro momento se pensou numa uma autopista. Mas, no desenvolvimento do projeto, vimos que não caberia ter um acesso isolado passando por núcleos urbanos;, comentou Alarcão. ;E ficou decidido adequar os planos à ocupação urbana que já existiria de qualquer maneira;, completa Ivelise. A concepção da Via Interbairros, reformulada no ano passado pelo arquiteto Jayme Lerner, já estava prevista no Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) do DF desde 1997.