O Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran) do Distrito Federal decidiram, em assembléia realizada na manhã desta terça-feira (29/07), entrar em greve a partir da quarta-feira da próxima semana (06/08). A categoria pede a realização de concurso público, reajuste salarial de 30%, aumento de 100% no vale refeição e incorporação das gratificações. Segundo o presidente do Sindetran, José Alves Bezerra, as atividades só serão retoma das quando o governo atender as reivindicações da categoria.
A greve geral irá afetar todos os setores atendidos pelo órgão, como a fiscalização da lei seca, além da vistoria para transferência de documentos e liberação de veículos. A previsão do sindicato é parar os atendimentos na sede do órgão, nas unidades do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Brazlândia, Planaltina, Sobradinho, Gerência de Educação (onde são ministrados cursos a novos condutores e para renovação da CNH), assim como em todos os postos do Na Hora.
O Sindetran só pretende manter uma parte mínima do pessoal trabalhando caso haja determinação judicial. "Se a justiça determinar que prestamos um serviço essencial e que por isso, como está previsto na CLT, deveremos manter pelo menos 30% do pessoal na ativa, nós vamos atender", disse o vice-presidente Dênio Keller.
O diretor do Detran, Jair Tedeschi, afirmou que só se pronunciará sobre o assunto quando receber a informação oficialmente.