Com o tema "Terra e água, fonte de vida e direito de todos", a cidade de Planaltina de Goiás, entorno do Distrito Federal, realiza neste sábado (26/07) a XIII Romaria da Terra e das Águas. A celebração, fruto da parceria entre a Comissão Pastoral da Terra (CPT) regional de Goiás e a diocese de Formosa, terá início às 14h30, no Posto Itapuã, na entrada da cidade.
O evento contará com palestras sobre os movimentos sociais, em que os camponeses da região poderão fazer denuncias e contar o que tem sido feito em suas comunidades. Às 18h, o bispo de Formosa Dom Paulo Beloto presidirá a celebração eucarística, que terá participação de outros dois bispos da região, Dom Tomás Balduíno e Dom Carmelo Escampa. No encerramento, os violeiros da cidade de Aruanã se apresentarão junto com grupos locais.
A cada ano, bispos das dioceses regionais escolhem um local estratégico para se discutir sobre terra e água para a realização da romaria. A última edição ocorreu em Ipameri, região ao Sudeste de Goiás que reuniu mais de oito mil pessoas.
A proposta de Planaltina de Goiás para presidir a XIII Romaria justifica-se por questões muito presentes na região como a constante luta dos pequenos agricultores pela posse da terra e a reserva ambiental, nas águas emendadas. Nessa edição da Romaria, 33 agentes da CTP, alunos do curso de Especialização em Educação e Diversidade Camponesa, estarão presentes para entender melhor a luta dos trabalhadores locais e as questões religiosa, cultural e econômica.
Programação da Romaria:
14h30 ; Concentração e abertura - Posto Itapuã - acolhida e fala dos movimentos sociais
16h00 - Caminhada
18h00 - Celebração Eucarística
19h30 - Apresentação Cultural