A Polícia Civil do Distrito Federal lança nesta sexta-feira (25/07), às 11h, uma cartilha com orientações sobre a indenização do seguro Dpvat e não ser vítima de falsos corretores. A solenidade ocorre no Instituto de Medicina Legal, no Complexo da PCDF, ao lado do Parque da Cidade. Na ocasião, o governador em exercício, Paulo Octávio, vai inaugurar o auditório Dr. Hermes Rodrigues de Alcântara.
A iniciativa de produzir uma cartilha com informações sobre o seguro obrigatório surgiu da constatação de que muitas vítimas ou parentes de vítimas de acidentes de trânsito desconhecem a existência da indenização para morte, invalidez permanente e despesas médicas-hospitalares. A cartilha, que foi produzida com o apoio do Sinpol/DF, será distribuída para a população nas delegacias, IML e demais unidades policiais.
O Dpvat é um seguro obrigatório que indeniza vítimas de acidentes causados por veículos automotores que circulam por vias terrestres. Ele foi criado em 1974 pela Lei 6.194/74 e garante às vítimas o recebimento de indenizações, ainda que os responsáveis pelos acidentes não arquem com essa responsabilidade.
IML
Já o auditório do Instituto de Medicina Legal, que recebe estudantes e profissionais de medicina e odontologia para palestras e treinamento na área de medicina forense, foi totalmente reformado mediante uma parceria com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO-DF). O espaço recebeu ainda aparelhos de ar-condicionado e uma entrada independente.
Além do governador em exercício, estarão presentes no evento o secretário de Segurança Pública, Gen. Cândido Vargas de Freire, o Diretor-Geral da PCDF, Cleber Monteiro Fernandes, o Diretor do Departamento de Polícia Técnica da PCDF, José Ribamar Machado, o Presidente da Seção DF, da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Wesley Borba Toledo, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol/DF), Wellington Luiz, e demais autoridades da Polícia Civil.