Os focos de incêndio registrado pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal diminuiu 30% em relação ao ano passado. De janeiro a julho foram computados 700 ocorrências. Trezentas a menos que no mesmo período de 2007. A quantidade de chuvas e as campanhas educativas com a população rural são os fatores apontados pelos Bombeiros e Defesa Civil para a queda dessa estatística.
[VIDEO1]
Após 85 dias sem chuvas, a vegetação secou e se transformou num combustível facilmente inflamável. Ponta de cigarro ou mesmo uma pequena fagulha de fogueira, levada pelo vento, podem provocar um grande incêndio, como o que consumiu 10 mil hectares, durante 6 dias, no Parque Nacional de Brasília, em 2007. Na ocasião 500 Bombeiros foram mobilizados no combate ao fogo, que destruiu 20% da reserva florestal do Parque. Para evitar outro incêndio como esse, o Corpo de Bombeiros iniciou campanha com palestras em escolas, cursos com chacareiros e distribuição de cartilhas explicativas, para a população de cidades próximas às zonas rurais e reservas ecológicas.
Prevenção
No Parque Nacional de Brasília, Jardim Botânico e Águas Emendadas foram abertos corredores de dois metros de largura, conhecidos como aceiros, para proteger o cerrado de possíveis incêndios iniciados fora da reserva. Para melhorar a fiscalização, dois postos do Corpo de Bombeiros, com capacidade para cinco soldados, foram instalados no Jardim Botânico e em Águas Emendadas.
Moradores de áreas rurais devem evitar fazer queimadas para limpeza dos pastos. os motoristas devem evitar jogar pontas de cigarro na vegetação à beira das estradas. Para maiores informações o telefone de contato do Corpo de Bombeiros é 193 ou 3901;2930.